Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Chamados para o céu


Educar para o céu significa uma visão diferente, uma forma de ver a vida de forma diferente neste mundo. Nós cristãos olhamos para o mundo de uma forma diferente, que é pela fé.

O Papa Bento XVI, para a Jornada Mundial das Juventude 2011, em Madrid, escolheu como tema um versículo da Carta de São Paulo aos Colossenses 2, 6-7: "Assim como acolhestes Cristo Jesus, o Senhor, assim continuai caminhando com ele. Continuai enraizados nele, edificados sobre ele, firmes na fé tal qual vos foi ensinada, transbordando em acção de graças".

O Santo Padre fala-nos de vigor, de firmeza, de estar firmes na saúde. Mas na fé todos nós - inclusive os adultos - precisamos de estar firmes, no entanto, muito mais os jovens, porque uma árvore que está a crescer se não tem raiz cai facilmente.

Diz o Papa: “O jovem não quer saber tanto de estabilidade, o jovem quer o desafio, o jovem quer o heroísmo, o jovem quer uma vida grande, ele não quer esta comodidade”.

Bento XVI fala de uma juventude que estava vendo um mundo louco, vendo Hitler - com os seus seguidores - levar milhões de pessoas para os campos de concentração. Até ele teve de entrar na Juventude Nazista - porque era obrigado - mas ele nunca lutou na guerra, fazia mais um trabalho braçal. A família dele era contra o regime nazista, por isso, teve de fugir para uma cidade distante, para não sofrer os danos do regime [nazista], por isso, Bento XVI afirma que "nós jovens queríamos ir contra tudo isto".

E os jovens, como estão? Será que os jovens sonham com algo realmente grande, com algo heróico? Olhando para a juventude, vemos que muitíssimos rapazes e raparigas, já no início da sua vida, estão envelhecidos, já têm um coração envelhecido porque deixaram de sonhar. Os rapazes e as raparigas não sonham e estão fechados em si mesmos porque não esperam mais nada da vida, visto que na nossa sociedade liberal eles podem experimentar tudo: droga, sexo, com um governo que deseduca os jovens colocando camisinhas nas escolas.
Todos nós temos uma vocação para algo grandioso. A virtude que nos lança para este algo grandioso é a magnanimidade, ou seja, nós somos chamados para algo sublime, para algo mais. Mas, infelizmente, vemos o contrário, os jovens estão contentes e felizes em serem “animaizinhos”, porque o termo de comparação que os nossos educadores lhes colocam, é que somos todos animais, não passamos de macacos que perderam pêlo e ganharam um pouco mais de cérebro.

Os animais fazem o que lhes vem à mente, ao instinto. Mas nós não somos escravos desta animalidade, fomos feitos para uma liberdade maior, para uma aventura para a qual nenhum animal ou ser vivo desta terra foi feito, porque fomos feitos para a aventura de amar, fomos feitos para Deus. Quando vemos aquele Homem pregado na cruz, vemos o quê? Vemos ali o amor.
O Papa, ousadamente, afirma que somente em Jesus Cristo encontramos a verdadeira vocação para o amor. O Papa tem a ousadia de declarar isto numa pluralidade de religiões que dizem que toda a religião salva, que cada um deve "ficar na sua". Sua Santidade afirma: "Não! Só Jesus [salva]!"
Todo o jovem que tem um coração juvenil sabe que tem uma vida inteira pela frente, sabe que é chamado a algo superior, por isso é triste ver assim a juventude envelhecida, acanhada, porque os jovens estão sem fibra. Encontramos jovens com 15 nos de idade deprimidos, e isto não existia antes. Há clínicas psiquiátricas cheias de jovens deprimidos, doentes e desiludidos. Tanto na escola como no gang ou no grupo do qual faz parte, ele recebeu uma promessa de felicidade falsa. Porque o pecado promete algo que ele não é capaz de realizar.
Nós poderíamos até "processar" satanás, deveríamos levar o diabo ao Tribunal, porque ele [diabo] promete algo que não pode dar, ele promete felicidade, mas o que vem é a tristeza. Falsa felicidade: "Faça sexo e vai ser feliz", ensina ele. E o jovem faz sexo com a namorada e não encontra a felicidade. Daí ele pensa: "Acho que se eu o fizer com outro rapaz eu serei feliz". Depois faz sexo com outro rapaz e também não encontra a felicidade; então faz sexo grupal e também não a encontra. Daí ele acha que falta uma droga, ele experimenta tudo e, no final, está velho e desiludido, porque lhe prometeram uma felicidade neste mundo, mas, neste mundo, não existe felicidade plena. Este mundo não é capaz de nos dar felicidade. Quando tu prometes educar o teu filho para ser feliz aqui neste mundo, estás a condená-lo, estás a levá-lo para a decepção e a desilusão.
O grande culpado da infelicidade dos jovens é o materialismo. Materialista é a pessoa que acha que o mundo material é mais importante que o espiritual. E o diabo sabe que o mundo espiritual é real e muito mais importante do que o material, daí ele transformar-te num macaco, diz-te que deves libertar os teus instintos e tu ficas preso às coisas materiais.
Somente nós somos capazes de desobedecer a Deus, porque somos livres, porque temos a mais sublime vocação: a de sermos filhos d'Ele. Ser materialista é considerar que a matéria é mais importante que tudo.
Vamos pegar nas duas grandes tendências materialistas da nossa sociedade, que nos aprisionam a este mundo: a capitalista e a socialista. A tendência capitalista liberal procura felicidade no dinheiro e em ser livre da moral. Dizem eles: "Nós precisamos de aproveitar esta vida, já passou esta moral antiquada de fazer sexo depois do casamento, de não ver pornografia. Se o dinheiro é capaz de comprar pode fazer, porque o mercado é que vai cuidar de tudo". E aí encontras a desilusão, porque o capitalista é capaz de ter dinheiro, mas a felicidade não vem.
De outro lado, temos os socialistas, os marxistas, os comunistas. Enquanto o capitalista diz: " Não sou feliz porque ainda não tenho o dinheiro suficiente", o socialista diz: "Não sou feliz porque o outro tem dinheiro demais". Então enquanto um peca por soberba, o outro peca por inveja.
Tanto o capitalismo como o socialismo acham que a felicidade está na matéria e, assim, os jovens estão a ser educados para este mundo. Fala com um jovem e vais ver que o sonho dele são sonhos materiais, coisas, felicidade do corpo, possuir riquezas. Uma coisa é a felicidade; outra, é o prazer. A felicidade é da alma, o prazer é do corpo. Nós temos uma vocação muito maior.
No entanto, estamos a ensinar os jovens a viverem do material, a viverem do prazer físico. Os jovens meteram na cabeça que a felicidade está no prazer físico; e daí, de tanto prazer físico a pessoa diz: "Eu senti o prazer físico, mas não sou feliz!"
Precisamos de ensinar os jovens a algo de grande, precisamos de ensinar-lhes que são chamados a viver a vida eterna com Deus, porque somente assim nós teremos vida, saúde e firmeza na nossa fé. É isto que o Papa Bento XVI quer transmitir aos jovens.

Por isso o Santo Padre diz algo que está totalmente fora de moda neste mundo: "Se queres ser feliz, abraça a cruz". Pode parecer que a cruz seja a destruição total e completa de qualquer sonho de felicidade, seja sinal de um mundo de angústia, dor e miséria, mas se nós mergulharmos na cruz vamos descobrir que dali jorra uma fonte de amor e vida eterna, e fazer a experiência de tocar Jesus com as nossas mãos. Faze

Por a experiência de tocar Cristo nos sacramentos. E aqui é que o Papa abre uma vitrina imensa, quando ele fala da Eucaristia, que devemos descobrir o nosso chamamento na cruz e na ressurreição: "Se alguém me (Jesus) quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". É preciso, de alguma forma, mortificar os caprichos do nosso corpo. Se tu só procurares o prazer do corpo, o salário será a desilusão e a morte. Não é difícil ver jovens que estão mortos - no corpo e na alma – porque apenas procuraram a felicidade no prazer do corpo.
Quando abraças a cruz de Cristo, quando resolves dizer: "Chega de procurar a felicidade deste mundo!", tu começas a olhar para a verdadeira vocação de todos nós, que é o céu. Nós, quando participamos na Santa Missa, mergulhamos nesta verdade de Cristo que se entrega por amor. Na Missa eu vejo o meu coração e o Coração de Jesus Cristo. O meu coração que procura a felicidade neste mundo físico e vejo o Coração d'Ele, que se entregou por amor, e então eu encontro o Coração d'Ele no meu coração, a Alma d'ele na minha alma, e tenho força para, neste mundo, amar.
Vamos olhar para a vida dos santos, não há um sequer, ainda que tenha trabalhado para um mundo melhor, não há um santo que tenha procurado construir um paraíso aqui nesta terra. A Madre Teresa de Calcutá, que doou-se aos pobres, nunca pensou em viver um paraíso aqui nesta terra. Ela sabia que a felicidade plena está no céu

Sem comentários:

Enviar um comentário