Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

sábado, 18 de setembro de 2010

Caminho para ser feliz


Como ser feliz?!
Há um caminho para ser feliz e para fazer feliz
Hoje, mais do que nunca, a Igreja necessita de pessoas abertas à actuação do Espírito Santo, capacitadas por Deus para dar o testemunho que vence a descrença em que o mundo se afundou, homens e mulheres decididos a levar até às últimas consequências o seu "sim" a Deus, gente infatigável, experimentada na verdade. Deus precisa de pessoas que estejam dispostas a colaborar conscientemente no Seu plano, que tenham visão, que vejam um pouco mais que o comum dos homens. De Moisés diz-se que era como se visse o invisível.
Uma pessoa sem discernimento, padece de cegueira espiritual, não só deixa de contribuir na construção do Reino de Deus, como também acaba por atrapalhar, vive a correr sérios riscos e põe em risco a outros tantos.

Há um caminho para ser feliz e fazer feliz; para tanto, é indispensável:

a) Saber o que Deus quer;
b) Procurar no Espírito Santo a força prometida (Act 1,8) para cumprir até ao fim a vontade de Deus;
c) Sabedoria no agir.

Adquire-se a sabedoria através do amor, do silêncio e da mortificação; grande sabedoria é saber calar e não se meter em conversas e coisas que não nos dizem respeito. Há pessoas que sabem o que fazer, que têm a visão exacta do que é correcto e até mesmo, inspirados para aquele momento, podem apontar as pessoas que estão no caminho certo, bem como as que estão no erro e em que estão a errar. Isto é uma grande graça e um dom, desde que não se pare aí. São Paulo dizia: "Faço o mal que não quero e, o bem que quero não o faço". Por vezes, ele tinha a certeza do que Deus queria, mas via-se impotente perante a própria fraqueza. Saber só por saber é um laço, pois quem sabe fazer o bem e não o faz, peca.

É importante ter a força para cumprir o que Deus nos revela. Não é fácil! Nalgumas situações, é humanamente impossível, exige um esforço mais do que heróico, só com a graça de Deus é que se torna possível de facto. Não é à toa que Jesus prometeu que o Espírito nos daria a força, uma força capaz de vencer o pecado em nós. Quanto mais o tempo passa, mais tenho percebido que sou incapaz de vencer o pecado, que diante dele sou impotente. As minhas vitórias e progressos, bem como a minha perseverança, não obstante as derrotas, devo-as a Ele, ao Espírito que dá a força. As coisas de Deus não são complicadas, mas são radicais; é a dita porta estreita, mas o homem cheio do Espírito Santo pode passar por ela.
Há ainda pessoas que sabem o que Deus quer e têm o dinamismo e a coragem para tomar a peito a sua realização, mas põem tudo a perder, porque não têm sabedoria. Dizem ou fazem a coisa certa, mas na hora errada ou de maneira errada. Um exemplo é quando se trata de corrigir alguém, às vezes, sabe-se o que dizer e toma-se coragem para o fazer, mas ao fazê-lo sem caridade, estraga-se tudo; faltou sabedoria. Há pais que querem educar os seus filhos, sabem o que lhes dizer e fazem-no, mas porque escolheram a hora errada, não são escutados e até geram conflitos.

Ó Gálatas estúpidos!
São Paulo faz uma severa exortação aos Gálatas (Gal 3,3) por terem deixado obscurecer a própria inteligência não conseguindo distinguir entre o bem e o mal. Eles começavam pelo Espírito e terminavam pela carne. Mas esta exortação não foi tão severa como a repreensão que Jesus fez a Pedro.
No Monte Tabor, quando Jesus se transfigurou, Pedro queria armar lá, três tendas e por ali ficar, sendo que estava óbvio que era necessário descer ao povo; no dia da Santa Ceia, não queria deixar que Jesus lhe lavasse os pés e logo em seguida, já queria tomar banho por inteiro; no Getsémani, cortou a orelha de um homem, e ao tentar demover Jesus dos seus propósitos, escutou as mais duras palavras do Senhor: "Afasta-te, Satanás, porque és para mim um estorvo. Os teus pensamentos não são os de Deus." Pedro era um homem de discernimento fraco, e com isso, estorvava o plano de Deus, mas quando o Espírito o abrasou, fez dele um homem capaz de discernir os rumos da Igreja.
Um homem sem discernimento estorva a obra de Deus e os seus caminhos não são do agrado do Senhor. "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os construtores. Se o Senhor não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas. Inútil, levantar-vos antes da aurora e prolongar até alta noite o vosso descanso para comer o pão de um trabalho duro, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono" (Sl 126). Um homem de Deus precisa de conhecer a Sua vontade, senão não constrói a Igreja, mas trabalha para si. O discernimento, Deus o dá aos seus amados para a implantação do Seu reinado. Podemos colaborar na aquisição do mesmo pelo aumento da intimidade com o Senhor e o aprofundamento no estudo da Palavra.

Sem comentários:

Enviar um comentário