Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

sábado, 21 de maio de 2011

O que a Sagrada Escritura fala sobre pagar promessas e fazer votos


A respeito do sentido das promessas, pode-se começar mostrando passagens bíblicas, tais como as seguintes:

“10. Ana, profundamente amargurada, orou ao Senhor e chorou copiosamente. 11. E fez um voto, dizendo: Senhor dos exércitos, se vos dignardes olhar para a aflição de vossa serva, e vos lembrardes de mim; se não vos esquecerdes de vossa escrava e lhe derdes um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor durante todos os dias de sua vida, e a navalha não passará pela sua cabeça. …

20. Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela. Ana concebeu, e, passado o seu tempo, deu à luz um filho que chamou Samuel; porque, dizia, eu o pedi ao Senhor. 21. Elcana, seu marido, foi com toda a sua casa para oferecer ao Senhor o sacrifício anual. 22. Ana, porém, não foi, e disse ao seu marido: Quando o menino for desmamado, eu o levarei para apresentá-lo ao Senhor, e lá ficará para sempre.

23. Faze como achares melhor, respondeu-lhe Elcana; fica até que o tenhas desmamado e que o Senhor se digne confirmar a sua promessa. Ela ficou e aleitou o seu filho até que o desmamou. 24. Após tê-lo desmamado, tomou-o consigo, e levando também três touros, um efá de farinha e um odre de vinho, conduziu-o à casa do Senhor em Silo. O menino era ainda muito criança. 25. Imolaram o touro e conduziram o menino a Heli.

26. Ana disse-lhe: Ouve, meu Senhor, por tua vida, eu sou aquela mulher que esteve aqui em tua presença orando ao Senhor. 27. Eis aqui o menino por quem orei; o Senhor ouviu o meu pedido. 28. Portanto, eu também o dou ao Senhor: ele será consagrado ao Senhor para todos os dias de sua vida. E prostraram-se naquele lugar diante do Senhor.” (I Samuel 1,10-11; 20-28)

*********************

“É, pois, com holocaustos que entrarei em vossa casa, pagarei os votos que fiz para convosco, 14. votos proferidos pelos meus lábios, quando me encontrava na tribulação.” (Salmo 65 [66], 13-14)

“Oferece, antes, a Deus um sacrifício de louvor e cumpre teus votos para com o Altíssimo.” (Salmo 49 [50], 14)

“Os votos que fiz, ó Deus, devo cumpri-los; oferecer-vos-ei um sacrifício de louvor, 14. porque da morte livrastes a minha vida, e da queda preservastes os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz dos vivos.” (Salmo 55 [56],13-14)

“Fazei votos ao Senhor vosso Deus e cumpri-os. Todos os que o cercam tragam oferendas ao Deus temível, a ele que abate o orgulho dos grandes e que é temido pelos reis da terra.” (Salmo 75 {76],12-13)

“Cumprirei os meus votos para com o Senhor, na presença de todo o seu povo.” (Salmo 115 [116],14)

*********************

“Quando fizeres um voto a Deus, realiza-o sem delonga, porque aos insensatos Deus não é favorável. Portanto, cumpre teu voto. Mais vale não fazer voto, que prometer a não ser fiel à promessa.” (Eclesiastes 5,3-4)

*********************

“Paulo permaneceu ali (em Corinto) ainda algum tempo. Depois se despediu dos irmãos e navegou para a Síria e com ele Priscila e Áquila. Antes, porém, cortara o cabelo em Cêncris, porque terminara um voto.” (Atos 18,18)

Pelas passagens acima, concluímos que a prática de fazer promessas e votos a Deus é bíblica!

Quando fazemos promessas e votos a Deus, não é que estamos fazendo barganha com o Senhor, ao contrário, estamos manifestando a nossa fé e nossa confiança no poder, na misericórdia e no amor de Deus para conosco; e ao cumprir o que prometemos, expressamos a nossa gratidão, nossa responsabilidade e também o nosso amor a Deus.

Faça um voto com Nosso Senhor. Se algumas pessoas de pouca instrução religiosa fazem promessas exageradas ou estapafúrdias, nem por isso ato de fazer promessas em si torna-se condenável. Ademais, se promessas fossem “bobagens”, segundo alguns costumam dizer, como poderíamos encontrar tal prática na Escritura Sagrada, em passagens nas quais não vemos nenhuma reprovação da parte de Deus (a não ser com relação a promessas e votos não cumpridos)? E é de se notar que uma das passagens citadas se refere ao profeta Samuel, homem de Deus, fruto de uma promessa que sua mãe Ana havia feito ao Senhor! Será que podemos dizer que a promessa feita por Ana foi uma “besteira”? Certamente não!

Com relação ao jejum, é praticado como meio de mortificação da carne a fim de fortalecer o espírito e favorecer uma maior união com Deus. Além dos dias prescritos pela Igreja (Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, bem como durante o período da Quaresma), podemos praticar o jejum com essa finalidade. Obviamente, nada impede que o fiel católico faça alguma promessa ou voto envolvendo o jejum (por exemplo, jejuar durante sete dias consecutivos, de 0 hora até o meio-dia) com o intuito de obter ou agradecer uma determinada graça de Deus.

O Catecismo da Igreja Católica diz:

“2101. Em várias circunstâncias, o católico é convidado a fazer promessas a Deus. O Batismo e a Confirmação, o Matrimônio e a Ordenação sempre as contêm. Por devoção pessoal o católico pode também prometer a Deus este ou aquele ato, oração, esmola, peregrinação etc. A fidelidade às promessas feitas a Deus é uma manifestação do respeito devido à majestade divina e do amor para com o Deus fiel.

2102. ‘O voto, isto é, a promessa deliberada e livre de um bem possível e melhor, feita a Deus, deve ser cumprido a título da virtude de religião’. O voto é um ato de devoção no qual o católico se consagra a si mesmo a Deus ou lhe promete uma obra boa. Pelo cumprimento de seus votos, o homem dá a Deus o que lhe prometeu e consagrou. Os Atos dos Apóstolos nos mostram S. Paulo preocupado em cumprir os votos que fizera [cf. At 18,18; 21,23-24].”

Fonte: Excertos de http://vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com/AASCJ

Sem comentários:

Enviar um comentário