Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Perseverança na fé - desprendimento dos bens materiais


EIS A IDÉIA PARA VOCÊS REFLETIREM AO LONGO DA SEMANA:

Gostaria de falar esta semana sobre o desprendimento dos bens materiais.

É chamativa a insistência com que Jesus Cristo nos alerta sobre o perigo do apego aos bens materiais:

Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam (Mt 6, 19-20).

É mais fácil um camelo passar pelo buraco de um agulha do que um rico entrar no reino dos céus (Mt 19, 24).

Por isso vos digo: não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir (Mt 6, 25).

E por que Jesus faz este alerta? Ele mesmo nos diz:

Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! (Mt
5, 3).

Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração (Mt 6, 21).

O que Jesus quer dizer com estas duas frases?

Em primeiro lugar, é preciso fazer uma ressalva. Jesus fala: bem-aventurados os que tem “coração de pobre” e não bem-aventurados os que são “pobres”. Isto é: o que Deus quer não é que não tenhamos bens materiais, mas que estejamos desprendidos dos bens materiais.

Em segundo lugar, Jesus fala que seremos bem-aventurados, isto é, muito felizes, se estivermos desprendidos dos bens materiais. Fala também que herdaremos o Reino dos Céus.
Em terceiro lugar, fala qual é o perigo de estarmos com o coração nos bens materiais: aí estará o nosso coração (onde está o teu tesouro, lá estará o nosso coração). Ou seja, nosso coração não estará nem Deus e nem no próximo. Nosso coração não estará nem em Deus, nem no marido, na esposa, nos filhos, nos amigos, no namorado, na namorada, etc. Estará nos bens materiais. Os bens materiais serão o nosso “deus”, o nosso ídolo. É lógico que isto cause, mais dia ou menos dia, verdadeiros estragos.

Seria bom, portanto, que fizéssemos umas perguntas importantes:

- onde está o meu coração?

- qual é o meu tesouro aqui na terra?

- posso dizer que Deus e o próximo ocupam o primeiro lugar no meu coração?

Quais são alguns sinais de que estamos apegados aos bens materiais? Eis alguns:

- estar sempre pensando em comprar algo material;

- não ter tempo para Deus;

- não ter tempo para dedicar aos amigos;

- ter mais do que o necessário para viver;

- trabalhar como louco (pensando no enriquecimento);

- ter objetos materiais em excesso: pares de sapato, bolsas, roupas, relógios, joias, canetas, etc;

- fazer gastos de autêntico luxo, etc, etc.

Nunca esqueçamos das palavras de Cristo: “bem-aventurados os pobres em espírito”! Como sabemos, Deus nunca erra! Vivamos o desprendimento dos bens materiais e experimentaremos como a nossa vida se tornará extremamente feliz encontrando a felicidade nos verdadeiros fins da nossa vida: o amor a Deus e ao próximo.

Uma santa semana a todos!

Pe. Paulo Monteiro Ramalho

Fonte: facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário