Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

AJUDA DA FUNDAÇÃO AIS UM ANO APÓS O TERRAMOTO DE 2010

Nova esperança, apesar dos muitos problemas. A Igreja Católica inicia a reconstrução do Haiti. A Fundação AIS continua a ajudar e os donativos são cada vez mais necessários.

O POVO DO HAITI CONTINUA A PRECISAR DA SUA AJUDA. CONTRIBUA! »
Há precisamente um ano atrás, a 12 de Janeiro de 2010, um terramoto de magnitude 7.0 atingiu o Haiti provocando cerca de 230 mil mortes. Foi o pior em 100 anos. O epicentro, localizado a 26 km de Port-au-Prince, onde se concentra 40% da população, devastou a capital. A infra-estrutura já precária e o frágil Governo do Haiti desmoronaram completamente. Milhares de pessoas ficaram enterradas nos destroços. Algumas foram retiradas à mão, uma vez que não havia máquinas escavadoras disponíveis, mas dezenas de milhares morreram imediatamente ou ficaram enterradas vivas entre as ruínas. Um grande número de pessoas ficou sem cuidados médicos, água potável e necessidades básicas.

À semelhança do povo do Haiti, a Igreja Católica no país viu-se igualmente em necessidade desesperada de ajuda do exterior. Os benfeitores da AIS responderam com a sua habitual generosidade, permitindo que a Instituição enviasse através do Núncio Apostólico uma ajuda de emergência imediata de 50.000€. O montante foi utilizado para ajudar as comunidades mais afectadas, entre elas Léogâne, Petit-Goâve e Carrefour. Cerca de 7.650€ foram enviados para o Centro Emaús na Diocese de Hinche, cujos colaboradores cuidavam de cerca de sessenta famílias carenciadas e nove outros indivíduos, muitos dos quais tinham perdido tudo no terramoto.

Actualmente, 1,5 milhão de pessoas ainda permanecem em acampamentos de refugiados e milhares de pessoas ainda vivem nos escombros das suas casas. A situação continua dramática. O país está infectado com o vírus da cólera que se alastra a uma grande velocidade. A cólera já fez mais de 2.000 mortes e fala-se de 400.000 contágios e 200mil mortos caso a epidemia não seja detida, segundo fontes da agência Fides.
As eleições de Novembro de 2010 destabilizaram ainda mais a situação política em vez de a melhorar, e uma epidemia de cólera, em seguida do furacão Thomas, desmoralizou ainda mais o povo Haitiano. Mas ainda há esperança para a reconstrução poder finalmente começar!

No passado mês de Novembro, uma equipa da Fundação AIS viajou para o Haiti, para fazer um levantamento das suas necessidades. Ainda que fosse fácil desesperar devido a tanto sofrimento e miséria, encontraram também uma semente de esperança em muitas pessoas - sacerdotes e religiosas, leigos e bispos - que com uma grande Fé confiam em Deus para encontrar uma saída para este sofrimento.

Mais de 70% dos edifícios da Igreja ficaram destruídos, mas apesar de tudo isto a Igreja está a fazer todos os esforços para resconstruir e acima de tudo para oferecer esperança. "Nós tentamos dar-lhes um sítio para viver, dar-lhes tudo o que precisam. A Igreja quer estar próximo da sua gente", referiu o P. Hans Alexandre, Secretário Executivo da Conferência Episcopal do Haiti.


"As 'Filhas de Maria' foram duramente atingidas, mas não nos compadecemos de nós mesmas, mas voltamo-nos para as nossas alunas que precisam de nós e elas estão ali. Algumas perderam os seus pais, outras vivem ainda em barracas. Aqui queremos reconstruir a escola, mas isso não significa reconstruir a escola como edifício. Queremos 'reconstruir os alunos' enquanto pessoas".
Ir Marie France

"A nossa esperança como católicos, não podemos perdê-la. O que reforça a esperança é a esperança do povo. Eles confiam que haverá uma mudança e que haverá ajuda. Elas voltam o seu olhar para a Igreja! Nós não podemos substituir o Estado, mas elas sabem que se a Igreja recebe donativos, essa ajuda chegará até elas.", disse à AIS D. Joseph Lafontant .

A Fundação AIS tem vindo a apoiar a Igreja no Haiti desde 1962. Entre 2007 e 2010, a nossa Instituição promoveu projectos de acção pastoral e social no valor de cerca de 2 milhões euros. Após este terramoto, o apelo feito aos benfeitores da AIS converteu-se em mais 5 milhões de euros que foram enviados para a Igreja no Haiti, para ajudar com o programa de reconstrução e o Povo Haitiano.

Fonte: Fundação ajuda à Igreja que sofre


Sem comentários:

Enviar um comentário