Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

domingo, 10 de outubro de 2010

Como alguns apóstolos ou evangelistas morreram? I


Os doze apóstolos eram homens comuns – pescadores, cobradores de impostos, pastores, etc. – de quem Nosso Senhor Jesus Cristo serviu-se de maneira extraordinária. E o martírio deles foi predito em várias passagens:

“Por isso, diz também a sabedoria de Deus: Mandar-lhe-ei profetas e apóstolos lhes mandarei, e eles darão a morte a uns, e perseguirão a outros” (São Lucas 11.49).

- “E sereis entregues por vossos pais, e irmãos, e parentes, e amigos, e farão morrer muitos de vós; e sereis aborrecidos de todos por causa do meu nome; mas não se perderá um cabelo da vossa cabeça. Pela vossa paciência salvareis as vossas almas.” (São Lucas 21.16-19).

- “Se eles me perseguiram a mim, também vos hão de perseguir a vós me perseguiram também vos perseguirão a vós… Mas tudo isso vos farão por causa do meu nome” (São João 15,20-21).

- “Eis que vos mando como ovelhas no meio de lobos… Porque vos farão comparecer nos seus tribunais, e vos açoitarão nas suas sinagogas; e sereis levados por minha causa à presença dos governadores e dos reis, como testemunho diante deles.” (São Mateus 10.16-18).

Estas palavras dizem respeito também aos católicos verdadeiramente praticantes. Ainda hoje, anualmente, milhares são martirizados em todo o mundo.

Com relação aos sofrimentos e martírio de São Paulo, Nosso Senhor revelou: “Eu lhe mostrarei quantas coisas deve sofrer pelo meu nome” (Atos 9.16).

Abro um parêntesis para uma reflexão: o Evangelho pregado em nossas igrejas inclui a possibilidade de sofrimento por amor a Cristo, ou anunciamos somente prosperidade, fartura, longevidade e saúde? Será que poderíamos fazer o que eles fizeram? Será que os atuais fiéis propagam a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo da mesma forma que os doze Apóstolos o fizeram?

Conheçamos um pouco o chamado dos apóstolos e vejamos como eles morreram.

SÃO MATEUS

Após a ressurreição de Nosso Senhor, ele passou a pregar para os judeus. Fez do seu próprio país seu campo missionário. Apesar disso, morreu na Etiópia, como mártir. Era também chamado de Levi. Cobrador de impostos (classe muito odiada na época, por cobrarem impostos dos judeus para serem entregues às autoridade romanas) nos domínios de Herodes Antipas, em Cafarnaum (Mt 2.14; Mt 9.9-13; 10.3; Atos 1.13). Percorreu a Judéia, Etiópia e Pérsia, pregando e ensinando. Foi esfolado vivo e depois decapitado na Etiópia.

SANTO ANDRÉ

Era filho de um pescador da Galiléia de nome Jonas. Vivia em Cafarnaum e era um seguidor de São João Batista antes de ser apresentado a Nosso Senhor. Ao vê-lo, reconheceu-o imediatamente como sendo o Messias, e foi o seu primeiro apóstolo. Foi depois para a Grécia e pregou na província de Acaia (província romana que, com a Macedônia, formava a Grécia). Ali sofreu o martírio amarrado numa cruz em forma de xis (não foi pregado) para que seu sofrimento se prolongasse. Nessa posição pregou ao povo até morrer. Séculos mais tarde seus restos mortais foram levados para Escócia. O navio que os transportava naufragou em uma baía que foi denominada de Baía de Santo André. Pregou na Grécia e Ásia Menor. Foi discípulo de João Batista, de quem ouviu a seguinte afirmação sobre Jesus: “Eis aqui o Cordeiro de Deus”. Santo André comunicou da seguinte forma as boas notícias ao seu irmão Simão Pedro: “Achamos o Messias” (João 1.35-42; Mateus 10.2).

SÃO FELIPE

Natural de Betsaida, cidade de Santo André e São Pedro. Um dos primeiros a ser chamado por Jesus, a quem trouxe seu amigo Natanael (João 1.43-46). Diz-nos Policrates, um cristão que foi Bispo de Éfeso durante o séc. II, que São Filipe foi para a Ásia e foi sepultado em Hierápolis. Pregou na Frígia e morreu como mártir, enforcado de encontro a um pilar, em Hierápolis (Frígia, Ásia Menor).

SÃO BARTOLOMEU

As fontes da Igreja Primitiva dizem que este apóstolo foi morto a chicotadas e seu corpo foi colocado num saco, atado e jogado ao mar. Tem sido identificado com Natanael. Natural de Caná da Galiléia. Recebeu de Jesus uma palavra edificante: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (Mateus 10.3; João 1.45-47) Exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia. Foi esfolado vivo e crucificado de cabeça para baixo.

SÃO SIMÃO

Nasceu na Galiléia. Seu nome deriva de Simeão e significa “Ouvido de Deus”. Percorreu várias regiões em missão apostólica, como Egito, África do Norte, Espanha, chegando à Ásia Menor. E depois a Mesopotâmia e Síria. Sofreu o martírio durante o império de Trajano.

SÃO TIAGO MENOR

Missionário na Palestina e no Egito, sendo ali crucificado. Filho de Alfeu (Mateus 10.3). Escreveu uma das epístolas bíblicas. Foi precipitado de um pináculo do templo de Jerusalém ao solo; a seguir, foi atacado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte, por ordem do sumo sacerdote Ananias.

Continua na próxima segunda-feira…

Continuação
Como alguns apóstolos ou evangelistas morreram? Final

SÃO JUDAS TADEU

Foi quem, na última ceia, perguntou a Jesus: “Senhor, qual é a causa porque te hás de manifestar a nós e não ao mundo?” (João 14, 22-23). É autor de uma das cartas do Novo Testamento (Carta de Judas). Diz a tradição que pregou o Evangelho na Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Síria e também na Pérsia, onde foi martirizado juntamente com Simão, o Zelote.

JUDAS, O TRAIDOR

Filho de Simão Iscariotes. Traiu a Nosso Senhor por trinta moedas de prata, enforcando-se um dia após entregar Jesus às autoridades judaicas.

SÃO PEDRO


Pescador, natural de Betsaida. Confessou que Jesus era “o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16.16). Foi testemunha da Transfiguração (Mateus 17.1-4). Negou Jesus três vezes, mas se arrependeu e entendeu seu verdadeiro chamado. Seu primeiro sermão foi no dia de Pentecostes. Seu martírio se deu por volta do ano 68 d.C., em Roma, durante a perseguição de Nero. Pregou entre os judeus chegando até a Babilônia. Pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, por achar-se indigno de morrer na mesma posição que seu Divino Mestre.

SÃO TIAGO MAIOR

Natural de Betsaida da Galiléia, pescador (Mateus 4.21; 10.2). Filho de Zebedeu e irmão de São João. Eram chamados de Filhos do Trovão, por Nosso Senhor. Sofreu martírio em 44 d.C., quando Herodes Agripa mandou prender São Pedro. Foi decapitado em Jerusalém. Foi o primeiro dos apóstolos a morrer pela fé. Na península Ibérica foi o grande protector contra os mouros (árabes/muçulmanos). A Espanha tornou-o como seu patrono. Com as grandes navegações sua devoção se difundiu por toda a América, sobretudo no Chile, México, Peru…

SÃO JOÃO, EVANGELISTA

Pescador, filho de Zebedeu (Mateus 4.21). O único que permaneceu junto à Cruz, ao lado de Nossa Senhora (João 19.26-27). Era irmão de Tiago Maior. Foi o que viveu mais tempo. Liberto da Ilha de Patmos pelo Imperador Nerva (96 d.C.), regressou a Éfeso e teve morte natural em idade bem avançada. Foi o Apóstolo bem-amado que recebeu de Jesus a missão de cuidar da Santíssima Virgem. “O discípulo que Jesus amava” (João 13.23). Na ilha de Patmos, no mar Egeu, para onde foi desterrado, teve as visões referidas no Apocalipse (Ap 1.9). Após sua libertação retornou a Éfeso. Foi metido numa caldeira de azeite a ferver, em Roma, mas escapou ileso.Teve morte natural com cerca de 100 anos de idade.

SÃO TOMÉ

Pregou o Evangelho na Índia e na Pérsia. Os chamados “Cristãos Malabores de São Tomé” o considera seu primeiro apóstolo e mártir. Morreu a flechadas enquanto orava, por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53. Só acreditou na ressurreição de Jesus depois que viu as marcas da crucificação (João 20.25). Segundo numerosos indícios percorreu vários países da América do Sul pregando aos índios e profetizando a sua colonização e evangelização.

SÃO PAULO, APÓSTOLO

Ele não conviveu com Nosso Senhor; nem por isso deixou de ser mais importante; pelo contrário, é considerado o responsável pela conversão dos povos gentios e até explanou com os demais apóstolos esta necessidade. Seu nome era Saulo, judeu, um cidadão romano, soldado e chefe de uma guarnição romana. Perseguiu e matou inúmeros cristãos e, a caminho de uma cidade de Damasco, Deus falou com ele. A partir daquele dia sua vida mudou e seu nome passou a ser Paulo, “aquele que é o menor entre todos”. Pouco tempo depois já estava atuando com os discípulos. Enfrentou uma rejeição no início, pois o viam ainda como um perseguidor, mas o tempo foi o maior aliado, pois se tornou um dos primeiros missionários. Morreu mártir, sendo decapitado no mesmo ano de São Pedro e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes. Foi considerado apóstolo dos gentios por causa da sua grande obra de expansão da Fé católica nos países gentílicos. Foi um dos primeiros a ver que não só os judeus poderiam ser batizados, mas todos: gregos, romanos, egípcios… Escreveu várias cartas para as localidades por onde passava. Foi decapitado em Roma por ordem do imperador Nero.

SÃO LUCAS

Era médico. Não conheceu Jesus pessoalmente, mas recolheu inúmeros relatos (principalmente dos apóstolos) e escreveu o Evangelho. Também escreveu o Ato dos Apóstolos. Foi enforcado em uma oliveira na Grécia.

SÃO MATIAS

Escolhido para substituir Judas Iscariotes. Exerceu seu ministério na Judéia, Alexandria e Macedônia. Foi martirizado na Etiópia.

Fonte: Catequisar (com adaptações)/AASCJ





Fonte: Catequisar (com adaptações)/AASCJ

Sem comentários:

Enviar um comentário