
A Santa Sé está preocupada com o novo fenómeno de intolerância e discriminação contra os cristãos na Europa, disse o porta-voz do Vaticano.
O padre Federico Lombardi, director da Sala de Imprensa da Santa Sé, comentou, na última edição do programa «Octava Dies», do Centro Televisivo Vaticano, o relatório do "Observatório sobre a intolerância e a discriminação contra os cristãos na Europa", relativo aos últimos cinco anos, publicado a 10 de Dezembro, em Viena (cf. http://www.intoleranceagainstchristians.eu).
"A importância do novo relatório consiste precisamente em destacar uma série ampla e detalhada de exemplos de intolerância contra os cristãos na Europa: actos de vandalismo, de ódio contra igrejas e símbolos religiosos, de ódio e ofensas contra as pessoas", afirmou o sacerdote jesuíta.
"É um alicerce sobre o qual se pode avaliar a extensão e a natureza do fenómeno", continuou.
Vários incidentes, incluindo discriminação no local de trabalho, leis prejudiciais aos cristãos e ataques violentos, vitimaram cristãos ao longo dos últimos cinco anos na Europa.
Portugal merece apenas uma referência no relatório, nomeadamente a edição da versão portuguesa da Playboy que, supostamente em homenagem a José Saramago, publicou uma capa com uma imagem de Jesus na companhia de modelos semi-nuas.
No que diz respeito a incidentes violentos, destaque para a agressão a activistas pró-vida em Viena, para o espancamento de um padre católico e outro ortodoxo na Alemanha e de quatro franciscanos em Itália.
O relatório pode ser consultado no site do Observatório.
Departamento de Informação da Fundação AIS/Zenit/RR - info@fundacao-ais.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário