Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Exaltação da Santa Cruz: Sentido do sofrimento humano


“Nós te adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos, porque pela Cruz redimistes o mundo”.

“Na sua atividade messiânica no meio de Israel, Jesus Cristo tornou-se incessantemente próximo do sofrimento humano. « Passou fazendo o bem »; (32) e adotava este seu modo de proceder em primeiro lugar para com os que sofriam e os que esperavam ajuda. Curava os doentes, consolava os aflitos, dava de comer aos famintos, libertava os homens da surdez, da cegueira, da lepra, do demônio e de diversas deficiências físicas; por três vezes restituiu a vida aos mortos.

Era sensível a toda espécie de sofrimento humano, tanto do corpo como da alma. E sobretudo ensinava; no seu ensino propôs as oito bem-aventuranças, que são dirigidas aos homens provados por diversos sofrimentos na vida temporal. São os « pobres em espírito », « os aflitos », « os que têm fome e sede de justiça », « os perseguidos por causa da justiça », quando outros os injuriam, os perseguem e, mentindo, fazem toda a espécie de mal contra eles por causa de Cristo… É assim, segundo São Mateus; e São Lucas menciona ainda aqueles que têm fome “Salvifici doloris”.

Nosso Senhor Jesus Cristo padeceu na Cruz, foi açoitado e seu sangue vertido por nós. Ele prometeu a Irmã Maria Marta Chambon, mostrando suas Santas chagas que: “A cada palavra recitada do Terço das Chagas, deixo cair uma gota do meu sangue sobre uma alma pecadora”.
A proximidade de Nosso Senhor Jesus Cristo do sofrimento humano eleva ao mais alto grau a cruz: o que era um objeto maldito e temível por todos, passou a ser desejado pelos santos, a ponto de darem suas vidas por tão querido instrumento. Eis a grande reviravolta resultante do sacrifício de Cristo na Cruz, transformando o objeto de opróbrio do homem na mais bela oportunidade de descobri-lhe o amor: sim, é na cruz que encontramos o significado mais profundo do amor.

Jesus dá ao sofrimento o seu definitivo valor: o salvífico! A cruz não é uma teoria nem um discurso, mas o próprio Deus que assume o sofrimento do homem. Tem assim um caráter de horror e beleza: horror quanto à condenação do inocente à morte, e belo porque o sofrimento de Cristo Jesus já é a vitória.


Por que a cruz deve ser exaltada?

Como apologia do sofrimento, ou seja, para uma acomodação e insensibilidade ao sofrimento? Por que o homem sofre?
Todo o homem tem uma participação na Redenção. Cada um é chamado a participar naquele sofrimento por meio do qual se realizou a Redenção do gênero humano. Realizando a Redenção mediante o sofrimento, Nosso Senhor Jesus Cristo elevou ao mesmo tempo o sofrimento humano ao nível de Redenção. Por isso, todos os homens, com seu sofrimento, podem tornar participantes do sofrimento redentor de Cristo.

Na Cruz aprendemos a ser humildes e amar como Cristo nos amou!

Por isso a cruz deve ser exaltada.

(Fonte: Excerto do texto original, em http://vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com)/AASCJ

Sem comentários:

Enviar um comentário