
O Papa Bento XVI acaba de nomear o Bispo John Barwa, de 55 anos, como novo Arcebispo de Cuttack-Bhubaneshwar, após ter aceitado a renúncia de Dom Raphael Cheenath, por ter atingido o limite de idade.
Esta é uma nomeação muito importante, pois a arquidiocese tem estado no epicentro dos ataques aos cristãos por extremistas hindus nos últimos anos, especialmente entre Julho e Agosto de 2008. O então arcebispo, Dom Raphael Cheenath, recebeu graves ameaças de morte.
Mas, principalmente, porque o novo pastor de Cuttack-Bhubaneshwar é tio da Irmã Meena Barwa, uma religiosa que trabalhava no Centro Social Divyajyoti da arquidiocese, e que foi brutalmente violada por vários extremistas que assaltaram e queimaram a instituição. O caso da Irmã Meena, levado a tribunal, tornou-se um símbolo da exigência de justiça às autoridades diante da violência anticristã.
O próprio Dom Barwa, numa entrevista em Julho de 2010, disse que o caso da sua sobrinha "é o símbolo da nossa luta, testemunha da Luz e da Verdade".
O prelado deu então testemunho de que a sua sobrinha não sentia rancor contra os seus agressores, mas apenas procurava justiça para com os cristãos perseguidos, e que isso lhe dava "coragem para trabalhar e servir a Igreja", apesar da dor.
O novo arcebispo de Cuttack-Bhubaneshwar assume o lugar de Dom Raphael Cheenath, outro pastor que se destacou, nos últimos anos, por sua defesa incansável dos cristãos.
"Indigno como sou, foi Ele [Cristo] quem me mostrou o Seu grande amor no caminho da minha existência - confessou Dom Barwa -, desde a minha humilde origem tribal até ao chamamento para servir como sacerdote, como provincial, como bispo e agora como arcebispo."
O arcebispo escolheu como lema episcopal "Venha a nós o Vosso reino": "O reino de Deus é paz, justiça e amor, em oposição ao ódio, à violência e à injustiça; é o amor de Cristo que nos impele a trabalhar pela justiça e pela verdade", disse Dom Barwa.
Departamento de Informação da Fundação AIS
Sem comentários:
Enviar um comentário