Oração ao Sagrado Coração de Jesus
Jesus, Senhor do perdão,
fonte de paz e de graça
para os nossos corações.
Conforto dos pecadores,
alento de quem Vos reza,
força de quem Vos procura,
porque em Vós quer encontrar-se.
Nossas lágrimas são preces,
nossas lágrimas são gritos,
dizei, Senhor, à nossa alma:
Sou a tua salvação.
Quando a noite nos envolve,
ficai connosco, Senhor,
enchei de luz o silêncio
das nossas horas de sombra.
Jesus, bondade inefável,
nunca nos falte na vida,
Senhor, a Vossa clemência
e caridade infinita.
Jesus, nascido da Virgem,
nós Vos louvamos, cantando,
e sempre Vos louvaremos
na glória do vosso reino.
Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Exaltação da Santa Cruz
A Igreja universal celebra hoje a festa da Exaltação da Santa Cruz. É uma festa que se liga à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma foi construída sobre o Monte do Gólgota; por isso, se chama Basílica do Martyrium ou Ad Crucem. A outra foi construída no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado pelos discípulos e foi ressuscitado pelo poder de Deus; por isto é chamada Basílica Anástasis, ou seja, Basílica da Ressurreição.
A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio. Segundo contam, o imperador levou a Santa Cruz às costas desde Tiberíades até Jerusalém, onde a entregou ao Patriarca Zacarias, no dia 3 de Maio de 630. A partir daí a Festa da Exaltação da Santa Cruz passou a ser celebrada no Ocidente. Tal festividade lembra aos cristãos o triunfo de Jesus, vencedor da morte e ressuscitado pelo poder de Deus.
cf.www.ecclesia.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Igreja de Vera Cruz de Marmelar
ResponderEliminarAs origens da fundação da Igreja-Mosteiro de Vera Cruz de Marmelar são bem remotas, uma vez que o actual templo terá sido construído sobre anteriores fundações.
A freguesia de Vera Cruz, anteriormente designada Marmelar ou pelo menos conhecida como o lugar de S. Pedro de Marmelar em documentos do Século XIII, é uma povoação bem antiga e histórica, tendo este Monumento acompanhado os seus passos ao longo dos séculos.
Segundo diversos estudos um anterior templo visigótico ou moçárabe existiria previamente a esta construção, do qual ainda existem vestígios. Em 1240, os cavaleiros da Ordem dos Hospitalários fundaram a aldeia e terão promovido a conversão do edifício cristão em Mosteiro.
A estrutura do templo que chegou até hoje data genericamente do período gótico, embora tenha sofrido obras posteriores, designadamente no século XVII.
A Igreja de Vera Cruz de Marmelar ficou ainda na história por guardar uma importante relíquia: uma parcela da cruz na qual alegadamente Jesus Cristo foi crucificado, trata-se da famosa relíquia do Santo Lenho, provavelmente recolhida na Batalha do Salado, assim fazendo com que Marmelar se instituísse como um dos quatro templos do reino onde a memória dessa gloriosa batalha fosse evocada (Sé de Évora, Sé de Lisboa e Matriz de Santiago do Cacém).
-Esta importante relíquia existente nesta igreja é bem conhecida e bastante procurada por quem, com fé e humildade aceita a cura e o amor de Deus na sua vida, acodem aqui pessoas dos quatro cantos de Portugal e estrangeiro para receber a Bênção do Santo Lenho e todos os anos neste dia se realiza uma festa em honra da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Aconselho vivamente a quem queira conhecer e participar na Santa Missa presidida pelo Pároco desta freguesia.
Paz e bem.
Luisa
Muito obrigada pela visita e pela informação tão detalhada.
ResponderEliminarUm abraço
Maria