Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

sábado, 29 de maio de 2010

Os fundamentos da devoção ao Sagrado Coração de Jesus


A devoção ao Sagrado Coração se apóia em fundamentos sólidos. Se quisermos penetrar na “natureza do culto ao Coração de Jesus” – ensina Pio XII -, devemos partir “da Escritura, da Tradição e da Liturgia”.
Nem poderia ser diferente: a Escritura e a Tradição constituem as duas fontes da Revelação; na Liturgia a Igreja expressa sua mente.
Quanto ao fundamento bíblico dessa devoção, não é indispensável que se encontrem nas Escrituras referências explícitas ao Coração de Jesus.
São João Evangelista, o Apóstolo bem amado, ocupa um lugar especial em sua história. A piedade católica costuma considerá-lo o primeiro devoto do Sagrado Coração e, por isso, patrono desta devoção; pois, ao reclinar a cabeça sobre o peito adorável do Salvador, durante a Ceia da quinta-feira Santa, foi ele quem, pela primeira vez, ouviu as pulsações do Coração Divino (São João 13,23 – 21,20).
Para nós, católicos, é suficiente que na bíblia se encontrem as razões que nos levam à prática dessa devoção, para que possamos afirmar que ela tem fundamento nos Livros Santos.
O motivo dominante do culto ao Sagrado coração é o amor de Jesus pelos homens e pelo Pai. É, portanto, o culto ao amor divino. Ora, esse amor se manifesta a cada passo nos Livros Sagrados, quer no Antigo, quer no Novo Testamento.
Muitas vezes a Bíblia apresenta de maneira explícita o coração como símbolo de amor divino e humano. Basta recordar, entre outras passagens, o profeta Ezequiel, quando fala em um “coração de pedra” e um “coração de carne” (Ez 18,31), ou São Paulo, quando diz aos cristãos de Corinto que eles moram em seu coração, e que seu coração está aberto para eles (2Cor 7,3:6,11)
Extraído do livro: O estandarte da vitória, de Péricles Capanema Ferreira e Melo.
Editora Artpress

Na devoção ao Coração de Jesus, um caminho seguro para o Céu


Não conheço, – diz Santa Margarida Maria, instruída pelo divino Mestre – , que haja exercício de devoção na vida espiritual que seja mais próprio para elevar em pouco tempo uma alma à mais alta santidade e para fazê-la provar as verdadeiras doçuras que se encontra nos serviço de Deus.
Sim, digo-vos com segurança, se se soubesse o quanto agrada a Jesus Cristo esta devoção, não haveria um cristão, por pouco amor que tivesse a este amável Salvador, que não fosse solícito em praticá-la.
Depois de ter dito quanto ela pode ajudar aos religiosos e aos padres a adquirir a santidade de seu estado, ela acrescenta as linhas que já vimos em sua vida: As pessoas do século encontrarão por este meio todos os socorros necessários a sua condição, isto é, a paz em sua família, o alívio em seus trabalhos e as bênçãos do Céu em todos seus empreendimentos.
É propriamente neste Coração adorável que elas encontrarão um lugar de refúgio durante sua vida e principalmente à hora da morte.
Ah! Como é doce morrer depois de ter tido uma constante devoção Àquele que nos deve julgar!

Extraído do livro: O Sagrado Coração de Jesus de Reinaldo f. Mota Jr

1 comentário: