Recados para Orkut


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU VOS AMO!

Oração ao Sagrado Coração de Jesus

Jesus, Senhor do perdão, fonte de paz e de graça para os nossos corações. Conforto dos pecadores, alento de quem Vos reza, força de quem Vos procura, porque em Vós quer encontrar-se. Nossas lágrimas são preces, nossas lágrimas são gritos, dizei, Senhor, à nossa alma: Sou a tua salvação. Quando a noite nos envolve, ficai connosco, Senhor, enchei de luz o silêncio das nossas horas de sombra. Jesus, bondade inefável, nunca nos falte na vida, Senhor, a Vossa clemência e caridade infinita. Jesus, nascido da Virgem, nós Vos louvamos, cantando, e sempre Vos louvaremos na glória do vosso reino. Concedei, Deus todo-poderoso, que, ao celebrar a solenidade do Coração do Vosso Amado Filho, recordemos com alegria as maravilhas do Vosso amor e mereçamos receber desta fonte divina a abundância dos Vossos dons. Por Nosso Senhor.

domingo, 26 de fevereiro de 2012


Que a nossa alma seja um rio de águas calmas caminhando lentamente para o mar da nossa salvação.

Frase do Dia

Lembremo-nos de que o Coração de Jesus chamou-nos não somente à nossa própria santificação, mas também à santificação de outras almas. Ele quer ser auxiliado a salvar almas.

Padre Pio de Pietrelcina

Santo Alexandre


Hoje, lembramos a vida de Santo Alexandre, que governou a Igreja em Alexandria. Alexandre, santo bispo, esteve zelando pelo rebanho do Cristo e, principalmente, cuidando do seu alimento doutrinal que começou a ser ameaçado pelo Arianismo.
Ário era um sacerdote de Alexandria, que começou a espalhar uma mentira, afirmando que somente o Pai poderia ser chamado Deus, enquanto que Cristo é inferior ao Pai, distinto por natureza. Dele seria, portanto, uma criatura, excelente e superior às demais, mas não divina, nem eterna.

Várias correções o bispo Alexandre fez a Ário, mas este, irreversível, não deixou de envenenar os cristãos, mesmo depois de saber da condenação de sua doutrina. Santo Alexandre, um ano antes de sua morte, juntamente com o imperador Constantino e principalmente com o Papa da época, foram os responsáveis pela realização do Concílio Ecuménico em Niceia, na Ásia Menor, que definitivamente condenou a heresia e definiu: "Filho Unigênito do Pai... Consubstancial ao Pai".

Evangelho segundo S. Marcos 1,12-15.


Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto.
E ficou no deserto quarenta dias. Era tentado por Satanás, estava entre as feras e os anjos serviam-no.
Depois de João ter sido preso, Jesus foi para aGalileia, e proclamava o Evangelho de Deus, dizendo: «Completou-se otempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.»

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Orígenes (c. 185-253), presbítero e teólogo
Comentário sobre o Cântico dos Cânticos, III, 27-33

«Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo»

A vida dos mortais está cheia de armadilhas que nos fazem tropeçar, está cheiade redes de enganos [...]. E como o inimigo teceu essas redes por todo o lado,e nelas apanhou quase todos os homens, era necessário que aparecesse Alguém mais forte para as dominar, as romper, e para trilhar o rumo àqueles que O seguissem. Eis porque, antes de vir unir-se à Igreja como Sua esposa, também o Salvador foi tentado pelo diabo. [...] Ensinava desta maneira à Igreja que não seria por ociosidade e prazer, mas através de provações e tentações, que ela haveria de chegar a Cristo.

Mais ninguém poderia, de facto, triunfar daquelas teias. Porque «todos pecaram», como está escrito (Rm 3, 23) [...]; Nosso Senhor e Salvador Jesus foi o único que «não cometeu pecado» (1Pe 2,22). Mas o Pai «O fez pecado por nós» (2Co 5,21). [...] «De facto, Deus fez o que era impossível à Lei, por estar sujeita à fraqueza da carne: ao enviar o Seu próprio Filho, em carne idêntica à do pecado e como sacrifício de expiação pelo pecado, condenou o pecado na carne» (Rm 8,3). Jesus entrou portanto naquelas teias, mas foi o único a não ficar nelas enleado. Mais ainda, tendo-as rompido e rasgado, deu confiança à Igreja, de tal forma que ela ousou, a partir de então, calcar aos pés as armadilhas, libertar-se das teias, e dizer cheia de alegria: «A nossa vida escapou como um pássaro do laço de caçadores; rompeu-se o laço e nós libertámo-nos» (Sl 123,7).

Também Ele sucumbiu à morte, mas voluntariamente e não, como nós, pela sujeição do pecado. Porque Ele foi o único a ter sido libertado de «entre os mortos» (Sl 87,6, LXX). E porque estava livre entre os mortos, venceu «aqueleque tinha o poder da morte, isto é, o diabo» (Heb 2,14) e levou-lhe os«cativos em cativeiro» (Ef 4,8) que estavam prisioneiros na morte. Não só Ele próprio ressuscitou dos mortos, como, simultaneamente, «nos ressuscitou e nos sentou no alto do Céu, em Cristo» (Ef 2,5ss); «ao subir às alturas, levou cativos em cativeiro» (Ef 4,8).

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Frase do Dia

Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia, mas uma meia mentira nunca será uma meia verdade.

Jean Cocteau, 1889-1963

Evangelho segundo S. Mateus 6,1-6.16-18.


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles; de outro modo, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está no Céu.
Quando, pois, deres esmola, não permitas que toquem trombeta diante de ti,como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: Já receberam a sua recompensa.
Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua direita,
a fim de que a tua esmola permaneça em segredo; e teu Pai, que vê o oculto, há-de premiar-te.»
«Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu,porém, quando orares, entra no quarto mais secreto e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que vê o oculto, há-de recompensar-te.
«E,quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa.
Tu, porém, quando jejuares, perfumaa cabeça e lava o rosto,
para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te.»

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja
Homilias sobre os evangelhos, nº 16, 5

Quarenta dias para crescer no amor de Deus e dopróximo

Iniciamos hoje os santos quarenta dias da quaresma, e convém-nos examinar atentamente por que razão esta abstinência é observada durante quarenta dias.Moisés, para receber a Lei pela segunda vez, jejuou quarenta dias (Gn 34,28).Elias, no deserto, absteve-se de comer durante quarenta dias (1Rs 19,8). O Criador dos homens, ao vir para o meio dos homens, não tomou qualquer alimento durante quarenta dias (Mt 4,2). Esforcemo-nos também nós, tanto quanto nos for possível, por refrear o nosso corpo pela abstinência neste tempo anual dos santos quarenta dias [...], a fim de nos tornarmos, segundo a palavra de Paulo, «uma hóstia viva» (Rom 12,1). O homem é, ao mesmo tempo, uma oferenda viva e imolada (cf Ap 5,6) quando, sem deixar esta vida, faz morrer nele os desejos deste mundo.

Foi a satisfação da carne que nos levou ao pecado (Gn 3,6); que a carne mortificada nos leve ao perdão. O autor da nossa morte, Adão, transgrediu os preceitos de vida comendo o fruto proibido da árvore. É por conseguinte necessário que nós, que fomos privados das alegrias do Paraíso pelo alimento,nos esforcemos por reconquistá-las pela abstinência.

Mas ninguém suponha que esta abstinência é suficiente. O Senhor disse pela boca do profeta: «O jejum que Eu aprecio é este, [...] repartir o teu pão com o esfomeado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir o nu, e não desprezar o teu irmão» (Is 58,6-7). Eis o jejum que Deus aprova [...]: um jejum realizado no amor ao próximo e impregnado de bondade. Prodigaliza pois aos outros daquilo que retiras a ti próprio; assim, a tua penitência corporal permitir-te-á cuidar do bem-estar físico do teu próximo em necessidade.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Frase do Dia

Se queres evitar ser criticado, não digas nada, não faças nada, não sejas nada

E. Hubbard

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Frase do Dia

Bons conselhos é o que toda a gente procura dar aos outros, mas raramente os segue.

Harry Ruby

São Metódio, monge, co-patrono da Europa


Metódio e Cirilo nasceram na Macedônia e foram irmãos unidos pelo sangue, pela fé, pela vocação apostólica e até pela morte. Metódio nasceu em 815. Ainda jovem, foi nomeado governador da província da Macedónia Inferior, onde estavam estabelecidos os eslavos. Com trinta e oito anos, Metódio abandonou a carreira política e tornou-se monge, sendo seguido pelo irmão poucos anos depois. A missão apostólica dos dois irmãos começou em 861, quando foram enviados numa missão de conversão dos povos eslavos, de quem ambos tinham aprendido a língua e os costumes. Sua evangelização gerou muitos frutos porque ensinaram o povo a rezar, cantar e ler tudo em sua própria língua. Foi justamente isso que gerou revolta contra os evangelizadores. Muitos religiosos se opuserm ao trabalho de Metódio e Cirilo. Os dois foram então chamados a Roma, onde conseguiram o apoio papal. Metódio voltou para a missão, mas, numa segunda viagem a Roma, em 885, quando teve que defender pessoalmente outra vez o seu trabalho de "adaptação da Fé à cultura local", acabou por morrer.

Ambos foram proclamados patronos da Europa, ao lado de São Bento, pelo Papa João Paulo II.

Evangelho segundo S. Lucas 10,1-9.


Naquele tempo, o Senhor designou outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir.
Disse-lhes: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai,portanto, ao dono da messe que mande trabalhadores para a sua messe.
Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos.
Não leveis bolsa,nem alforge, nem sandálias; e não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho.
Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!'
E, se lá houver um homem de paz, sobre ele repousará a vossa paz;se não, voltará para vós.
Ficai nessa casa, comendo e bebendo do que lá houver, pois o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa.
Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei do que vos for servido,
curai os doentes que nela houver e dizei-lhes: 'O Reino de Deus já está próximo de vós.'

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Beato João Paulo II
Discurso no VI Simpósio Episcopais da Europa (11/10/85)

O Oriente e o Ocidente, os dois pulmões do corpo da Igreja

Desde o início da era apostólica, que semeou o Evangelho nesta terra da Europa e a irrigou com o sangue dos mártires, desenvolveu-se esse processo plurissecular, contínuo e fecundo, que impregnou a Europa da seiva cristã. Os santos patronos da Europa, São Bento e os santos Cirilo e Metódio, são, de modo particular, testemunhas deste processo. O carisma próprio da sua obra evangelizadora consiste no facto de terem depositado germens que fizeram nascer as formas e os estilos de incarnação do Evangelho no tecido cultural e social e no espírito dos povos europeus que estavam em vias de se formar.[...] Estes santos patronos [...] continuam também a ser um modelo e uma inspiração actuais para nós, porque a obra de evangelização, na situação especial em que a Europa se encontra, é chamada a propor uma nova síntese criadora entre o Evangelho e a vida.

É preciso estar consciente da importância de enxertar a evangelização renovada nestas raízes comuns da Europa. [...] Estas raízes cristãs são particularmentericas e inspiradoras porque se apoiam na mesma fé, se referem à mesma Igreja indivisa. [...] Por outro lado, devemos também considerar que essas raízescomuns são duplas. Porque tomaram a forma de duas correntes de tradições cristãs teológicas, litúrgicas, ascéticas, e de dois modelos de cultura,diversos, não opostos mas, pelo contrário, complementares e que se enriquecem mutuamente. Bento impregnou a tradição cristã e cultural do Ocidente do espírito de latinidade, mais lógico e racional; Cirilo e Metódio são os representantes da antiga cultura grega, mais intuitiva e mística, e são venerados como os pais da tradição dos povos eslavos.

Compete-nos recolher a herança deste pensamento, rico e complementar, e encontrar os meios e os métodos apropriados à sua actualização e uma comunicação espiritual mais intensa entre o Oriente e o Ocidente.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Evangelho segundo S. Marcos 8,11-13.


Naquele tempo, apareceram os fariseus e começaram a discutir com Ele,pedindo-lhe um sinal do céu para o pôr à prova.
Jesus, suspirando profundamente, disse: «Porque pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo:sinal algum será concedido a esta geração.»
E, deixando-os, embarcou de novo e foi para a outra margem.

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O IDEAL


Deus não aceita negociações. Prefere almas que se lancem cegamente à conquista, à vivência dum ideal; não almas tortuosas, mas almas rectilíneas.
Modelo de almas com um ideal, como de tudo o que é perfeito, Jesus.
E o ideal que lhe ilumina toda a vida é este:
- Vim à terra para fazer a vontade d'Aquele que me enviou.
À luz deste princípio se desenrola toda a sua vida na terra. Tem de passar por cima de sentimentos de carinho, de perigo, de tentações acomodatícias? Não importa. Nada, nem sequer a morte, o afasta do seu caminho rectilíneo.
Tem apenas doze anos. Segundo o preceituado pela Lei, sobe com os pais ao templo de Jerusalém para orar. E fica no Templo. Quando, de regresso, os santos Esposos José e Maria dão pela sua falta, ficam aflitos por terem perdido o ser a quem mais queriam: Jesus.
Encontram-no por fim no templo de Jerusalém.
E logicamente surge uma censura maternal: -Meu filho, porque procedeste assim para connosco? Teu pai e eu andávamos aflitos à procura de Ti...
- E porque é que andáveis à procura de Mim?
- respondeu Ele. - Não sabíeis que devo ocupar-me nas coisas de meu Pai?
No alto do monte da quarentena o demónio provoca-o descaradamente com toda a espécie de tentações fascinantes; tentações de alma e de corpo, tentações de orgulho e de auto-suficiência tentações de comodidade para que Ele atraiçoe a vocação. Mas Ele rejeita tudo com energia para não abandonar o seu ideal.
Expulsa do templo, à chicotada, os vendilhões, sabendo que vai indispor contra si os sacerdotes, os ricos, os negociantes. Não importa. «Devora-me o zelo da tua casa». Está todo entregue ao seu ideal.
Sabe muito bem que aquele atrevimento lhe pode custar a vida. Mas quer cumprir a vontade do Pai, não pode contemporizar. Tem de obedecer simplesmente a Deus. Quem cumpre a vontade de Deus procede sempre rectamente.
Exalta encomiasticamente a figura de João Baptista por ele ser um homem de ideal, e não uma cana movediça, agitada pelo vento de qualquer circunstância.
Está a pregar. As multidões idolatram-no e seguem-no por toda a parte. Serve de púlpito nesse momento qualquer banco da casa. Lá dentro não cabia mais ninguém, e os de fora debalde se esforçavam por entrar.
Alguém lhe chama a atenção:
- Estão lá fora tua Mãe e teus irmãos...
- Minha mãe e meus irmãos são todos os que cumprem a vontade de Deus - foi a resposta seca e incisiva.
Quando os discípulos chegaram junto ao poço de Jacob, vindos da povoação vizinha onde tinham ido fazer compras, convidaram Jesus a comer. E Ele respondeu:
- A minha comida é outra: é fazer a vontade d' Aquele que me enviou.
Pedro ama o Senhor entranhadamente. Ouvira-Lhe dizer, havia pouco, que teria de subir a Jerusalém, e sofrer muito, e morrer numa cruz. O discípulo fica preocupado, a pensar nos planos do Senhor, e resolve intervir. E mal o Mestre fica sozinho, Pedro aproxima-se d'Ele e trata de convencê-lo:
- Permita Deus que isso não aconteça. Não deves subir a Jerusalém! Seria uma loucura... precisamente agora, que andam a tentar matar-te!
Mas o Senhor replica:
- Retira-te de mim, Satanás! És para mim um escândalo, porque não entendes as coisas de Deus, mas só as dos homens.
E era Pedro quem assim o aconselhava, o discípulo de confiança, e na melhor das intenções. Mas o caso é que aquelas sugestões opunham-se directamente à decisão de Jesus de realizar o seu ideal.
No alto da Cruz ouve gritos insultantes: “desce da cruz, e acreditaremos em ti». Pois prefere morrer de dor a deixar-se levar por facilidades.
Mas por fim pode expirar fitando o céu com a consciência tranquila e dizendo ao Pai: «Está tudo consumado; cumpri a tua vontade».
A vida não vale a pena ser vivida se não é por um grande ideal. «Quem o possui terá os dias iluminados por um foco potentíssimo que inunda de luz até o mais recôndito da alma», escreveu o autor de Almas a arder. As nossas vidas, como as nossas acções, valorizam-se pelo fim que as motiva e informa. Vida que se não viva por um grande ideal, não passa duma vida aburguesada; nunca irá além do caminho recalcado do ordinário."
Só as almas apaixonadas por um ideal deixam rastos; as outras escrevem na água.
E não há ideal mais completo nem mais fecundo que o Ideal de Deus, o seu Amor, feito vida em nós.
Para viver este ideal divino importa libertarmo-nos de tudo e de todos. Viver independentemente das circunstâncias, das coisas e das pessoas. A alma vulgar deixa-se levar pelas circunstâncias, prósperas ou adversas. A alma sobrenatural vive unida só a Deus, absolutamente independente de tudo quanto a rodeia. Só Deus e a sua santíssima vontade.
As almas de meias-tintas não agradam a Deus, nem aos homens, nem ao diabo.
«Tanto mais fecundo será um ideal, quanto mais enraizado estiver na alma; o ideal viverá connosco na medida em que nos entreguemos a ele até à morte.
O teu ideal por cima de tudo e de todos, porque «o ideal vale mais do que a vida”. Qualquer alma tem um ideal a cumprir, uma vocação, um destino a preencher. O ideal do cristão é o próprio Deus, conhecido, amado e imitado. Ideal sublime, difícil, mas não impossível, porque quando «o coração se empenha num grande ideal, não há empresa impossível ao homem».
Se queremos realizar o ideal que Deus outorgou a cada um de nós, é necessário pôr de parte os temores e as prudências humanas.
«Não se deve pensar se se alcançará ou não o objectivo, se se virá a conseguir alguma coisa, se não estaremos a fazer de parvos...Sem ligar a mínima importância às opiniões dos homens, pondo de parte qualquer hesitação, há que obedecer única e simplesmente a Deus. Quem cumpre a vontade de Deus, age sempre rectamente, sejam quais forem as consequências, porque o responsável de tudo é Deus, e só Ele», escreve Hans Wirtz.
Meu Deus! Estou sempre a sonhar em santidade, em amor para contigo... e qualquer coisita me detém.
Não sei saltar por cima do frio, da sede, do calor, do amor-próprio, de legítimas afeições. Deixo-me levar pelas mil circunstâncias de cada dia. Se tudo me corre bem, dou-me a Ti; se não me corre tão bem, apenas me dou a meias.
E só as almas de ideal é que conseguem voar; as outras rastejam.
Jesus, possa eu, ao expirar, exclamar como Tu: «Cumpri tudo quanto me mandaste, porque fiz do teu ideal a vida da minha vida.»

Fonte: Jam
Anime


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Evangelho segundo S. Marcos 7,31-37.


Naquele tempo, Jesus deixou de novo a região de Tiro, veio por Sídon para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole.
Trouxeram-lhe um surdo tartamudo e rogaram-lhe que impusesse as mãos sobre ele.
Afastando-se com ele da multidão, Jesus meteu-lhe os dedos nos ouvidos e fez saliva com que lhe tocou a língua.
Erguendo depois os olhos ao céu,suspirou dizendo: «Effathá», que quer dizer «abre-te.»
Logo os ouvidos se lhe abriram, soltou-se a prisão da língua e falava correctamente.
Jesus mandou-lhes que a ninguém revelassem o sucedido; mas quanto mais lho recomendava, mais eles o apregoavam.
No auge do assombro, diziam: «Faz tudo bem feito: faz ouvir os surdos e falar os mudos.»

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org.


Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Odes de Salomão (texto cristão hebraico do início do séc. II), n.º 12

«Soltou-se a prisão da língua e falava correctamente»

De palavras de verdade me cumulou o Senhor,
Para que pudesse anunciá-la,
E da minha boca a verdade
Flui como um rio.
Os meus lábios mostram os seus frutos:
O Senhor fez-me transbordar de conhecimento.

Porque a boca do Senhor
Pronuncia o Verbo verdadeiro,
Ela é a porta da Sua luz.
O Altíssimo enviou ao mundo a Sua Palavra
E os que cantam a Sua beleza;
Os arautos da Sua majestade
E os mensageiros dos Seus desígnios;
Os evangelistas da Sua mente
E os apóstolos das Suas obras.

A subtileza do Verbo
Desafia qualquer descrição. [...]
O Seu curso não tem fim,
Mantém-Se sempre de pé e nunca cai por terra;
Ninguém Lhe conhece a descida nem o caminho. [...]
Ele é a luz e a aurora do pensamento,
E n'Ele começa o mundo a exprimir-se.
Todos os que se calavam encontraram n'Ele a Palavra
Porque d'Ele provêm o amor e a razão de ser.


Inspirados pelo Verbo,
Todos os seres criados podem dizer quem são.
Todos reconheceram o Criador
E n'Ele encontraram a sua harmonia,
Porque lhes falou a boca do Altíssimo.


Assim permanece o Verbo no homem,
A Sua verdade é o amor.
Feliz daquele a quem permite
Transpor todos os mistérios
E conhecer o Senhor na Sua verdade. Aleluia!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Frase do Dia

"Conheço as tuas obras: não és nem frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! Mas, como és morno, nem frio nem quente, vou vomitar-te".

Apocalipse 3,15-16

Santa Josefina Bakhita


Bakhita nasceu no Sudão, África, em 1869. Este nome, que significa "afortunada", não o recebeu de seus pais ao nascer, foi-lhe imposto pelos seus raptores. Esta flor africana conheceu as humilhações, os sofrimentos físicos e morais da escravidão, sendo vendida e comprada várias vezes. A terrível experiência e o susto, provado naquele dia, causaram profundos danos na sua memória, inclusive o esquecimento do próprio nome.

Na capital do Sudão, Bakhita foi finalmente comprada por um cônsul italiano, que depois a levou consigo para a Itália. Durante a viagem, ele a entregou para viver com a família de um amigo, que residia em Veneza, e cuja esposa se lhe tinha afeiçoado. Depois, com o nascimento da filha do casal, Bakhita tornou-se sua ama e amiga.

Os negócios desta família, na África, exigiam que retornassem. Mas, aconselhado pelo administrador, o casal confiou as duas às irmãs da congregação de Santa Madalena de Canossa, em Schio, perto de Veneza. Alí, Bakhita, conheceu o Evangelho. Era 1890, tinha ela vinte e um anos quando foi batizada, recebendo o nome de Josefina.

Após algum tempo, quando vieram buscá-las, mas preferiu Bakhita ficar. Queria tornar-se irmã canossiana, para servir a Deus que lhe havia dado tantas provas do seu amor. Depois de sentir com muita clareza o chamamento para a vida religiosa, em 1896, Josefina Bakhita consagrou-se para sempre a Deus, a quem ela chamava com carinho "o meu Patrão!". Por mais de cinqüenta anos, esta humilde Filha da Caridade, dedicou-se às diversas ocupações na congregação, sendo chamada por todos de "Irmã Morena". Ela foi cozinheira, responsável do guarda-roupa, bordadeira, sacristã e porteira. As irmãs estimavam-na pela generosidade, bondade e pelo seu profundo desejo de tornar Jesus conhecido. "Sedes boas, amem a Deus, rezai por aqueles que não O conhecem. Se soubésseis que grande graça é conhecer a Deus!".

A sua humildade, a sua simplicidade e o seu constante sorriso, conquistaram o coração de toda população. Com a idade, chegou a doença longa e dolorosa. Ela continuou a oferecer o seu testemunho de fé, expressando com estas simples palavras, escondidas detrás de um sorriso, a odisseia da sua vida: "Vou devagar, passo a passo, porque levo duas grandes malas: numa vão os meus pecados, e na outra, muito mais pesada, os méritos infinitos de Jesus. Quando chegar ao céu abrirei as malas e direi a Deus: Pai eterno, agora podes julgar. E a São Pedro: Fecha a porta, porque fico".

Na agonia reviveu os terríveis anos de escravidão e foi a Santa Virgem que a libertou dos sofrimentos. As suas últimas palavras foram: "Nossa Senhora!". Irmã Josefina Bakhita faleceu no dia 8 de Fevereiro de 1947, na congregação em Schio, Itália. Muitos foram os milagres alcançados por sua intercessão. Em 1992, foi beatificada pelo Papa João Paulo II e elevada à honra dos altares em 2000, pelo mesmo Sumo Pontífice. O dia para o culto da "Santa Irmã Morena" foi determinado o mesmo de sua morte.

Evangelho segundo S. Marcos 7,14-23.


Naquele tempo, Jesus chamou de novo para junto de Si a multidão e disse-lhes:«Ouvi-me todos e procurai entender.
Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça.»
Quando, ao deixar a multidão, regressou a casa, os discípulos interrogaram-no acerca da parábola.
Ele respondeu: «Também vós não compreendeis? Não percebeis que nada do que, de fora, entra no homem o pode tornar impuro, porque não penetra no coração mas sim no ventre, e depois é expelido em lugar próprio?»Assim, declarava puros todos os alimentos.
E disse: «O que sai do homem,isso é que torna o homem impuro.
Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios.
Todas estas maldades saem de dentro etornam o homem impuro.»

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org



Comentário ao Evangelho do dia feito por :

São Gregório de Nissa (c. 335-395), monge e bispo
Homilias sobre as Bem-aventuranças, n°6


«Cria em mim, ó Deus, um coração puro» (Sl 50,12)

«Felizes os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8). Com facilidade acreditamos que um coração purificado nos fará conhecer a alegria suprema. Mas tal purificação de coração parece tão ilusória como a subida aos céus. Que escada de Jacob (Gn 28,12), que carro de fogo semelhante ao que transportou o profeta Elias para o céu (2Rs 2,11) encontraremos nós que nos leve o coração até à beleza celeste e que no-lo liberte de todo o seu peso terreno? [...]

Não é sem dificuldade que alcançamos a virtude: quanto suor, quantas provações! Quanto esforço e sofrimento! As Escrituras lembram-nos muitas vezes: «como é estreita a porta e quão apertado é o caminho» que leva ao Reino, ao passo que «larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição», pelo pecado (Mt 7,13-14). E, no entanto, as mesmas Escrituras asseguram-nos de que podemos alcançar essa existência superior. [...] Como nos tornarmos puros? O Sermão da montanha ensina-no-lo em quase todos os passos.Lede os mandamentos nele expressos uns após outros, e descobrireis averdadeira arte da purificação do coração. [...]

Ao mesmo tempo que Cristo nos promete a bem-aventurança, instrui-nos e forma-nos para o bom êxito desta promessa. Não é certamente sem dificuldades que se atinge a bem-aventurança. Mas compara bem tais dificuldades com a existência de que elas te afastam, e verás quão mais penoso é o pecado, se não no imediato, pelo menos na vida futura. [...] Infelizes aqueles cujo espírito se mantém, com obstinação, na impureza! Apenas verão a face do Adversário.Contrariamente, a existência de um justo ficará marcada pela efígie de Deus.[...]. Sabemos que traços reveste, por um lado, uma vida de pecado e, por outro, uma vida de justiça. Face à alternativa, temos a liberdade de escolher.Fujamos portanto do rosto do demónio, arranquemos a sua máscara odiosa e,revestidos da imagem divina, purifiquemos o coração. Possuiremos assim a alegria e a imagem divina brilhará em nós, graças à nossa pureza em Cristo Jesus, Nosso Senhor.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Frase do Dia

- O grito dos pobres chega a Deus, mas não consegue chegar ao ouvido dos homens.

Lamennais

Evangelho segundo S. Marcos 6,53-56.


Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos fizeram a travessia do lago e vieram para a terra de Genesaré onde aportaram.
Assim que saíram do barco,reconheceram-no.
Acorreram de toda aquela região e começaram a levar os doentes nos catres para o lugar onde sabiam que Ele se encontrava.
Nas aldeias, cidades ou campos, onde quer que entrasse, colocavam os doentes nas praças e rogavam-lhe que os deixasse tocar pelo menos as franjas das suas vestes. E quantos o tocavam ficavam curados.

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

China: Missionários lançam campanha de oração pelos cristãos perseguidos


Os padres Angelo Lazzarotto e Piero Gheddo, ambos missionários do Pontifício Instituto de Missões Exteriores, lançaram uma campanha que envolve, até ao momento, cerca de meio milhar de conventos de clausura da Itália a favor dos cristãos na China.

O objectivo destes dois sacerdotes é criar uma corrente de oração que pretende ser inspirada nas cartas do padre mártir Cesare Mencattini, reunidas no livro "A life in China", editado no ano passado.

A Igreja na China "atravessa o momento mais difícil e decisivo da sua história recente, correndo até o perigo de cair num cisma, palavra que lembra outros momentos dramáticos e tristes na história milenar da Igreja de Cristo", escreve o pe. Gheddo na missiva enviada aos conventos de clausura que já aderiram a esta iniciativa.

Por sua vez, o pe. Angelo Lazzarotto, que já foi missionário em Hong Kong e é um profundo conhecedor da Igreja na China, explicou à agência Asia News que se está a viver um momento especial de tensão, na relação entre os cristãos e o poder de Pequim, após a crise "desencadeada em 20 de Novembro de 2010, quando as autoridades comunistas decidiram impôr uma ordenação de bispos na cidade de Chengde, província de Hebei, sem o consentimento do Papa".

"No Verão de 2011, o governo impôs outras duas ordenações episcopais, uma no dia 29 de Junho, em Leshan, na província de Sichuan, e a outra em 14 de Julho, em Shantou, na província de Cantão, apesar de ter sido informado das razões pelas quais o Papa não poderia dar a sua aprovação. Assim, a Santa Sé teve que declarar que os dois padres que concordaram em ser ordenados bispos contra as leis da Igreja tinham incorrido em excomunhão automática. A China protestou".

Para se conseguir chegar a um acordo válido e duradouro, o pe. Lazzarotto considera que "é preciso acontecer um verdadeiro milagre. Precisamos de uma cruzada de oração, sabendo que nada é impossível para Deus."

O Papa Bento XVI tem feito apelos reiterados aos católicos de todo o mundo para se juntarem à invocação dos irmãos e das irmãs da República Popular da China. Eles têm uma grande fé na Virgem Maria, que é venerada em muitos santuários, especialmente em Sheshan (perto de Xangai), onde ela é invocada como Auxílio dos Cristãos.

O Papa convida os católicos a pedirem a intercessão de Maria para "iluminar todos os que estão em dúvida, reconvocar os que se desviaram, consolar os que sofrem e dar força para aqueles que são atraídos pela sedução do oportunismo".

Departamento de Informação da Fundação AIS

Festa da Apresentação do Senhor


"Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" Jo 12,46

Hoje, celebramos uma grande festividade: a APRESENTAÇÃO DE JESUS NO TEMPLO. É também chamada festa de Nossa Senhora da Luz, Nossa Senhora da Candelária e tantos outros títulos que ela leva e que são lembrados neste dia.

A Bíblia dá-nos a narração da primeira vez em que Jesus é levado ao Templo. Vai nos braços de Maria, que é acompanhada por São José. Aí está o velho Simeão, que toma Jesus nos braços, para dizer que "agora ele pode despedir-se em paz da vida".

"Eis que este menino foi colocado para a queda e a elevação de muitos em Israel e para sinal de contradição. Uma espada haverá de atravessar teu coração...", disse ele a Maria. De facto, a mais feliz, a mais bem-aventurada de todas as mães foi também aquela que mais sofreu.

A festa de hoje é das mais antigas que existem no cristianismo. Quatro séculos depois do nascimento de Jesus, já se faziam procissões, pregações e celebrações muito solenes, nesse dia 2 de Fevereiro.

Evangelho segundo S. Marcos 6,14-29.


Naquele tempo, o rei Herodes ouviu falar de Jesus, pois o seu nome se tornara célebre; e dizia-se: «Este é João Baptista, que ressuscitou de entre os mortos e, por isso, manifesta-se nele o poder de fazer milagres»; outros diziam: «É Elias»; outros afirmavam: «É um profeta como um dos outrosprofetas.»
Mas Herodes, ouvindo isto, dizia: «É João, a quem eu degolei,que ressuscitou.»
Na verdade, tinha sido Herodes quem mandara prender João e pô-lo a ferros na prisão, por causa de Herodíade, mulher de Filipe, seu irmão, que ele desposara.
Porque João dizia a Herodes: «Não te é lícito ter contigo a mulher do teu irmão.»
Herodíade tinha-lhe rancor e queria dar-lhe a morte, mas não podia, porque Herodes temia João e, sabendo que era homem justo e santo, protegia-o; quando o ouvia, ficava muito perplexo,mas escutava-o com agrado.
Mas chegou o dia oportuno, quando Herodes,pelo seu aniversário, ofereceu um banquete aos grandes da corte, aos oficiais e aos principais da Galileia.
Tendo entrado e dançado, a filha de Herodíade agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: «Pede-me oque quiseres e eu to darei.»
E acrescentou, jurando: «Dar-te-ei tudo oque me pedires, nem que seja metade do meu reino.»
Ela saiu e perguntou à mãe: «Que hei-de pedir?» A mãe respondeu: «A cabeça de João Baptista.»
Voltando a entrar apressadamente, fez o seu pedido ao rei, dizendo: «Quero que me dês imediatamente, num prato, a cabeça de João Baptista.»
O rei ficou desolado; mas, por causa do juramento e dos convidados, não quis recusar.
Sem demora, mandou um guarda com a ordem de trazer a cabeça de João. O guarda foi e decapitou-o na prisão; depois, trouxe a cabeça num prato e entregou-a à jovem, que a deu à mãe.
Tendo conhecimento disto,os discípulos de João foram buscar o seu corpo e depositaram-no num sepulcro.

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Frase do Dia

Ide contar o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a Boa Nova é anunciada aos pobre.

Mt 11, 4

O artesão da vida


(Uma história sobre a descoberta do infinito amor de Deus pelas suas criaturas)

Um artesão encarrega-se de fazer vasilhas de barro, de louça ou de cerâmica.
Um artesão pode fazer humildes cântaros para levar água fresca como formosos vasos que embelezam os palácios dos reis. Porém um vaso tem mais valor no mercado que um cântaro, mas só no mercado, porque a função prática dos vasos é principalmente decorativa, enquanto que os cântaros se utilizam para beber água fresca.
Entretanto, nem o cântaro nem o vaso podem existir sem o artesão. O barro misturado com água ou a argila misturada com água, sem a intervenção do artesão, estes objetos não são nada. E nada sai deles. Os super milagres não existem. Podemos fazer a prova, recolhendo terra misturando-a com água e então amassá-la. Deixamo-la para que repouse, porém não obtemos nada, já que necessitamos das mãos e do engenho do artesão para que estas tomem forma.
O artesão toma este barro nas mãos e decide fazer um jarro ou um cântaro. Põe a massa no torno e vai-a modelando com as mãos, dando-lhe forma. Suponhamos que o barro ou a porcelana tivessem vida, e pudessem escapar do torno. Acaso não acabariam em nada? Num montão de terra molhada, que a chuva arrastaria. Mas no torno vão tomando forma e convertem-se num cântaro ou num jarro.
Podemos pensar que já está acabado o processo, mas não, é preciso ainda que o artesão as ponha no forno, na frágua, que suportem a prova do fogo.
Também esta deve ser muito dolorosa, se os imaginamos com sentimentos. E que aconteceria se o cântaro ou qualquer um dos seus companheiros decidissem escapar do forno, da prova?
Quebrar-se-ia na primeira. Não serviria para nada. E seria necessário desfazer-se dele como um traste inútil.
Há um artesão diferente dos outros. Ele tem a particularidade de amar com loucura as suas obras. Elas são livres. E às vezes rechaçam o forno. Inclusive o torno. Quando um destes objectos se quebra, este Artesão não deixa o cântaro quebrado, atirado para um canto, pelo contrário, toma-o de novo, amassando-o no torno não com água mas com Sangue, com o Sangue do Seu Filho. Porque este Artesão é Deus Pai. O Seu Filho, Jesus. E o cântaro ou vaso, cada homem ou mulher. O torno, a fé. O forno, a vida.